quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Tai Chi Chuan

É uma das formas de exercício terapêutico originário da China.

O Tai Chi Chuan é um antigo exercício, realizado lentamente, que permite ao praticante a harmonização da circulação sanguínea com a respiração, enquando coordena os movimentos das mãos, pés e cabeça.

A prática do Tai Chi oferece uma terapia física que a ciência ocidental recém começou a explorar e apreciar: o praticante adquire uma saúde melhor através de um desenvolvimento equilibrado dos órgãos. A respiração se torna suave, os músculos relaxados, a flexibilidade das articulações aumenta.

Um grande número das atividades físicas tradicionais possui limitações intrínsecas: idade, estado atual de saúde, e até mesmo as condições do tempo podem impedir a participação em muitas destas. Particularmente, pessoas idosas estão limitadas ao tipo de exercício no qual possam participar com segurança. Já o Tai Chi Chuan pode ser praticado por qualquer um, não importando idade ou condição física.

Evidências científicas sugerem que há três princípios terapêuticos básicos por trás da eficiência do Tai Chi: a restauração da vitalidade, o armazenamento de energia física e a ação massageadora dos órgãos internos. O último é conseguido através da respiração natural, que movimenta o diafragma para cima e para baixo, desta forma exercitando os órgãos internos.

É frequentemente denominado de meditação em movimento: aprendendo como acalmar a mente e relaxar o corpo, o praticante suporta melhor o stress da vida diária. Passos lentos e exercícios de sensibilidade com as mãos ajudam no desenvolvimento de equilíbrio e percepção, ao mesmo tempo desenvolvendo força e coordenação no corpo e pernas.


Para maiores informações, entre em contato com a nossa escola.


Os benefícios da prática contínua de Tai Chi são:

*
melhora da digestão
*
melhora da coordenação motora
*
melhora da atividade metabólica
*
revigoração do suprimento de sangue
*
respiração profunda
*
fortalecimento dos rins
*
limpeza da mente
*
sono tranquilo
*
restauração da vitalidade

Receba as nossas novidades! Deixe-nos o seu e-mail...
Clique aqui para subscrever a nossa mailing list



Sem comentários: